20140430

"Outlander": Mad Max's Feelings Pra Que Te Quero!


Outlander é um jogo da 4° geração de vídeo games que seguiu a peculiar ideia de um mundo pós-apocalíptico. 
Na verdade mais que verdadeira o jogo tem zilhões de "semelhanças" com a série de filmes "Mad Max", devido ao fato do jogo ter sido desenvolvido originalmente como uma adaptação real de "Mad Max" para video game. Tendo como base todo o legado do titulo e ainda por cima aspirando ser uma espécie de "tapa buracos" entre um filme e outro.Mas porem contudo toda via entretanto, perto do jogo ser divulgado como tal, a empresa responsavel pelo projeto, "Mindscape", "garoteou" e foi incapaz de segurar os direitos autorias do "road warrior", e logo assim eles tiveram que alterar o nome do jogo para "Outlander" em uma data bem próxima de seu lançamento publicitário.


*O projeto foi desenvolvido e publicado em 1992 para o Sega Mega Drive / Genesis e em 1993 para o Super Nintendo.


O esquema do jogo não tem muito mistério, apesar de ser bem original para época:

O jogador viaja ao longo de uma estrada(quase interminável) em uma visão em primeira pessoa pessoa, enquanto dirige, e em terceira pessoa, quando sai do carro para enfrentar qualquer um em seu caminho. Motoqueiros punks organizados como tribos e outro tipos de moradores da estrada se juntam para atacar o carro do jogador "largando o aço" em cima dele ou usando outro artifícios, podendo da porrada ala "Road Rash" a lançar bobas em no caminho. Para afastá-los ou derruba-los o jogador tem acesso as janelas laterais que permitem que o jogador a "sente o dedo" nos vagabundos usando uma espingarda. O carro também está armado com uma metralhadora giratória, e assim os veículos inimigos são destruídos um a um, e a explosão deles pode danificar o carro do jogador caso esteja muito próximo.

Quanto ao combustível, ele é consumido conforme o jogo vai acontecendo e o "forasteiro" vai seguindo pela estrada. Inclusive ele pode parar para reabastecer, caso encontre um lugar para isso, ou ficar sem combustível e tentar sua chances na estrada a pé.  Quando este segundo exemplo acontece, o jogador enfrenta mais adversários que o normal e adversidades para conseguir mais combustível para seu veiculo, tendo que enfrentar mais motoqueiros mau encarados, minas terrestres e caipiras armados. O bom das fases a pé que o jogador tem a oportunidade de recolher itens de cura e munição, antes de retornar para o seu carro com a gasolina obviamente.

O jogador também pode parar em cidades onde ele tem chance de conseguir mais recursos para sua viagem, incluindo munição, alimentos, água , mais combustível, mais armas, armaduras, peças para o carro e por ai vai. Inclusive um dos itens mais interessantes é o contador "Geiger", que é usado para detectar alimentos contaminados.


Apesar do jogo não ser um verdadeiro épico de sua geração, vale a pena ser considerado como um ótimo projeto já que ele deveria ser uma adaptação de uma ideia muito boa, que ainda por cima foi feito de forma muito caprichada. Isso sem levar em consideração o fato que a jogabilidade do jogo esta um pouco a frente de outros títulos lançados para os mesmos consoles nos mesmos anos, ja que ele inspira um certo pioneirismo. Durante o decorrer do jogo podemos perceber essa intenção logo de cara, já que a tecnologia dos consoles que o titulo foi lançado não conseguiu expressar proporcionalmente a viagem do jogo como um todo.


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